quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sete anos depois......

11 de Setembro de 2001.

A Al Qaeda, organização de Osama Bin Laden, lança seu mais terrível ataque contra o mundo capitalista.

Em poucos minutos, destrói o símbolo do centro financeiro mundial, o World Trade Center. Em poucos minutos, Bin Laden conseguiu seu objetivo.

Poucos minutos? 

Pois vejamos o que aconteceu a seguir:

Após o ataque, o fraquíssimo presidente americano George Bush (aliás, aguardem filme de Oliver Stone sobre como um completo idiota conseguiu chegar à presidência da maior potência do planeta), não teve dúvidas. Para não perder popularidade interna, foda-se o mundo!

Vamos atacar o oriente! Vamos culpar um inimigo pelo nosso próprio fracasso, pelo fracasso de não sabermos lidar com o diferente, com o outro. Vamos bombardear!!

Bilhões (!) de dólares foram gastos nos anos seguintes com o belicismo que se seguiu. Tratados internacionais foram quebrados, alianças estremecidas. O objetivo, derrotar o "Eixo do Mal".

Ataques ao Afeganistão, invasão do Iraque, ampliação da Otan, escudo anti-mísseis.

Eram os EUA contra o mundo. 

Mas Bin Laden é muito mais esperto que George Bush. Disso ninguém duvida. Ele tinha motivos para o ataque, embora ninguém admita.

A ciranda do capitalismo americano tinha tomado um rumo muito perigoso. Poucos ganhando muito, emprestando muito, muitos ganhando pouco, tomando emprestado o que não podiam pagar, se endividando. O mundo estava a beira de uma crise sem precedentes!

É claro que os EUA poderiam ter freado o crescimento, brecado os empréstimos, acertado as contas. Mas Bin Laden deu um cutucão no gigante. E Bush caiu direitinho na armadilha.

Sete anos depois, a crise é irreversível. Os EUA, um século depois do apogeu, iniciaram uma queda tal qual a das Torres Gêmeas. 

Bye bye Tio Sam. Nova Ordem Mundial (ou total caos!).

15 de Setembro de 2008.

Bin Laden venceu.

2 comentários:

Rodrigo Alviani disse...

Pois é Bello, Bin Laden fez o que mais da metade da população mundial queria mas não admitia!

Agora falta o Brasil se tocar que não precisamos nos guiar pelas bolsas mundo afora. Façamos valer a previsão, o 'BRIC' (Brasil, Rússia, Índia e China) vai dominar o mundo! ;)

Marco Bello disse...

Pois é, Rodrigo, se o BRIC não afundar junto.

Twitter Updates

    follow me on Twitter