sábado, 4 de julho de 2009

Um desabafo

Enfim, folga, após uma semana de muito trabalho em Curitiba e Porto Alegre.

Ótima para paulistas e mineiros, terrível para os amigos da fronteira.

Não gosto de generalizar nada, aliás, a grande maioria das pessoas com quem tive contato no RS foi bem simpática e agradável. É um pessoal com uma cultura acima da média, que preserva sua própria história e que tem orgulho de suas raízes.

Mas talvez aí more o problema. Tudo em excesso é ruim. Até as qualidades.

Não vou citar nomes para não falarem que estou fazendo comparações, e não estou, mas apenas exemplificando, os nomes que proporcionaram os momentos mais terríveis dos últimos séculos no mundo também eram pessoas com cultura acima da média, que preservavam sua história e que tinham muito orgulho de suas raízes.

Às vezes os gaúchos exageram e se tornam claramente xenófobos. Principalmente quando o assunto envolve o futebol. Principalmente quando envolve o futebol paulista.

Confesso que entre Internacional e Grêmio, sou muito mais o Grêmio. Admiro os clubes marcados na história por grandes viradas e pela raça de seus jogadores.

Mas confesso também que gostei do que aconteceu tanto no Beira-Rio quanto no Olímpico, por situações que passei com as duas torcidas, principalmente a do Grêmio.

Às vezes o tombo é a melhor forma de colocar certas coisas nos seus devidos lugares. E espero que também seja uma lição para a minoria que mancha a história deste grande povo do sul do país.

Nenhum comentário:

Twitter Updates

    follow me on Twitter