terça-feira, 30 de junho de 2009

Diário de Curitiba (5) - Diário de Porto Alegre (1)

A terça-feira começou agitada na concentração do Corinthians.

Às 11h58m, chega André Santos, o último reforço para a decisão:



Às 12h30 o técnico Mano Menezes respondeu, em entrevista coletiva, às críticas de Ronaldo sobre o excesso de concentrações do time:



E ao vice de futebol do Inter, Fernando Carvalho:



Por volta das 15h00m, com muitos torcedores na porta do hotel, a delegação foi até a Vila Capanema, campo do Paraná Clube, para um treinamento fechado.

A imprensa entrou lá pelas 17h00m, e a torcida ficou de fora desta vez. O que vimos foi apenas um rachão, já com a participação de André Santos, e sem a participação de Ronaldo, que ficou sentado em um banco o tempo inteiro.

Do treino, o time e nós da imprensa seguimos para o aeroporto Afonso Pena, para a viagem até o Rio Grande do Sul, de onde teclo neste momento.

Aqui, o clima de final é evidente. Dentro do avião os colorados que chegavam à capital já provocavam, com as camisas vermelhas e gritos de guerra.

No aeroporto, nos táxis, no hotel, todos falam sobre a partida.

Realmente, o dia chegou!! É amanhã, a grande decisão, e já estamos no palco.

Agora é dormir bem para fazer um bom trabalho no Beira-Rio!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Informações de Curitiba

Notícias importantes direto da capital paranaense que não foram ao ar na rádio:


Mano Menezes comandou um treino tático com dez jogadores hoje na parte da tarde. Não havia lateral esquerdo.

Wellington Saci, que seria o substituto imediato de André Santos, foi cortado da delegação e voltou para São Paulo.

Como Marcelo Oliveira ainda se recupera de contusão, o lateral reserva do Corinthians para o jogo de quarta é o zagueiro Diego.

Saci definitivamente está em descrédito com Mano.

E o Corinthians divulgou nota oficial em seu site criticando a atitude do vice-presidente do Inter, Fernando Carvalho, que mostrou hoje um Dvd com supostos erros de arbitragem a favor do clube paulista.

A nota é óbvia (o clube condena a atitude, etc...) até o último parágrafo:

"Na verdade, aproveitando o ensejo, o Corinthians deseja recomendar outro DVD, este sim defensor do verdadeiro futebol. O do filme "23 anos em 07 segundos", nos cinemas desde a última sexta-feira, que destaca mais uma conquista da gloriosa história do clube dentro dos campos."

O timão tirou um barato do clube gaúcho na nota oficial!!

Diário de Curitiba (4)


Hoje o dia amanheceu muito bonito na cidade de Curitiba, com muito sol e pouco frio.

E com entrevista coletiva de Ronaldo Fenômeno, no hotel em que a delegação está hospedada.

E o atacante não aliviou na entrevista. Fez críticas ao regime de concentração do clube, para ele muito extenso, aos dirigentes do Inter que hoje apresentaram um Dvd com suposto favorecimento de arbitragem ao Corinthians, e disse que o jogo de quarta para ele é como "um jogo qualquer".



À tarde o time fez um treinamento fechado no campo do Corinthians Paranaense, de cerca de meia hora. A parte aberta à imprensa e ao público foi bastante descontraída, com Ronaldo jogando bolas pra torcida, atuando de goleiro, e tudo mais.

Depois do treino, a confusão de sempre na chegada da delegação ao hotel, com polícia fazendo besteira, torcedores exaltados, e por pouco não acaba em confusão.

No momento que escrevo (18h35m), do saguão do hotel corintiano, os jogadores estão em seus quartos descansando, antes de descerem para a janta.

O lateral André Santos chega apenas amanhã de manhã à cidade e dará uma entrevista coletiva no hotel.

A programação é que o time treine na parte da tarde e depois viaje em vôo fretado para Porto Alegre.

O clima de final vai aumentando, imagino só quando eu chegar ao Rio Grande do Sul!!

Atualização (19h09m): Estou indo embora do hotel do Corinthians, pois a participação ao vivo no programa foi cortada. Coisas do jornalismo...

Obs: Reclamações sobre a qualidade das fotos com José Alves de Lima, na Rádio Transamérica, que me vendeu um celular com uma magnífica câmera de "5 megapixels"!!

domingo, 28 de junho de 2009

Diário de Curitiba (3)


Hoje pela manhã os jogadores reservas e titulares do Corinthians estiveram na Academia Swimex, no bairro Vila Mercês, fazendo um trabalho físico sob o comando do preparador Valmir Cruz.

Onde a delegação do Corinthians vai, um verdadeiro comboio vai atrás: de repórteres, de fãs e de policiais.

Hoje, do lado de fora da academia, parecia aqueles filmes americanos, de tanto policial.

Mas a confusão ficou lá. Dentro do local estava uma tranquilidade só, com os jogadores bastante descontraídos, parando a atividade inclusive para assistir e "cornetar" a decisão de terceiro e quarto da Copa das Confederações.

E o preparador físico do Corinthians, Valmir Cruz, falou sobre o trabalho que está sendo feito pela comissão técnica nesses dias que antecedem a grande final:

sábado, 27 de junho de 2009

Diário de Curitiba (2)

Péssimo jogo hoje na Arena da Baixada. Esse time do Atlético Paranaense precisa urgentemente de um atacante de qualidade e de padrão.

Mas como o técnico chegou a poucos dias, perdoável.

Sobre o time reserva do Corinthians, posso dizer: primeiro tempo terrível. Segundo razoável.

E uma grata surpresa para mim: Lulinha foi bem! Esforçado, confiante e ágil como nunca. Mas nada deu certo pra ele, como sempre! Uma pena.

O estádio (ou meio) do Atlético Paranaense (recebi uma bronca hoje por chamar o clube de Atlético do Paraná) é mesmo muito bonito, com uma acústica maravilhosa, mas ainda precisa melhorar muito para a Copa. A sala de imprensa não comporta grandes entrevistas, como as de hoje.

Falando nisso, foram as entrevistas que salvaram o dia, depois do péssimo jogo (quase dormi).

Começando pelo presidente do Corinthians, Andres Sanches, que quis fazer um pronunciamento após a partida:



E o treinador do Corinthians, Mano Menezes falou, mesmo que delicadamente, sobre os rumores de que o seu cargo corria perigo após as quedas de Muricy e Luxemburgo, caso ele perdesse para o Internacional:



Pois é, Mano terminou dizendo que "se o resultado não vem, se reacendem questões que já estavam resolvidas ou discutidas". Será que a renovação de um contrato de treinador pode ser uma dessas?

Tomara que não. Fiquemos com a palavra do presidente.

Diário de Curitiba (1)

Cheguei à linda capital paranaense ontem (sexta) à noite.

Mano Menezes, comissão técnica, presidente e 29 jogadores estão hospedados no hotel Bourbon, que fica no centro da cidade.

A polícia faz plantão na frente do hotel desde a chegada do time. À noite, quando passei por lá, havia dois carros na porta de entrada. Efeito Ronaldo.

Eu estou em um hotel bem mais simples, mas também no centro da cidade, a uns quatro quarteirões do Bourbon.

Hoje pela manhã acompanhei o treino dos titulares do Corinthians no estádio Eco, do J. Malucelli, futuro Corinthians Paranaense.

Eu digo futuro porque o clube estreia oficialmente no próximo dia 6, pela série D do brasileiro.

Mas voltando ao Corinthians original, estiveram treinando hoje: Felipe, Alessandro, Chicão, Willian, Cristian, Elias, Douglas, Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo.

Ou seja, o time titular, sem o Andre Santos que está na seleção.

Foi apenas uma atividade física, e o técnico Mano Menezes nem apareceu.

Hoje contra o Atlético PR estes dez não devem ir nem para o banco de reservas.

O time que joga hoje deve ser: Julio Cesar, Diogo, Renato, Jean e Diego; Jucilei, Boquita, Jadson e Morais; Marcinho e Souza. Me cobrem mais tarde.

Quem também esteve presente no treino foi o dono do J. Malucelli, sr. Joel Malucelli, que conversou rapidamente com os três repórteres que estavam no local: Eu, Rodrigo Vessoni, do Lance e Carlos Augusto Ferrari, do Globoesporte.com.

Já agradecendo de antemão ao Vessoni, que gravou a conversa, daqui a pouco eu coloco aqui no blog a voz do bilionário dirigente do futebol paranaense, agora sócio do timão.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Opostos

Duas personalidades completamente diferentes.

Um é politicamente correto. O capitão da equipe. Quando surge algum assunto polêmico, ele é o escalado para dar entrevistas e botar panos quentes em tudo.

O outro é autêntico. Polêmico. Quando pensa algo, mesmo que desagrade alguns ou a maioria, não deixa de expor sua opinião.

Dois jogadores do mesmo time com jeitos opostos. Mas que acabam se completando.

E hoje, na coletiva ocorrida na sala de imprensa do Parque São Jorge, cada um a seu modo, o zagueiro Willian e o volante Cristian deram boas entrevistas:




segunda-feira, 22 de junho de 2009

Razão e Sensibilidade


Muita gente achou normal a confusão de ontem envolvendo os treinadores Mano Menezes e Milton Cruz.

Coisa de jogo, depois fazem as pazes, não foi nada demais, disseram.

Para mim o episódio foi importante para conhecermos um pouco mais a personalidade de algumas pessoas.

Mano Menezes foi pressionado e mandou: eu sou técnico e você é interino!

Milton Cruz foi pressionado e mandou: sou bicampeão mundial!

Bem diferente da polidez demonstrada nas sempre falsas entrevistas coletivas, onde o tal "media trainning" funciona que é uma beleza.

Todo mundo é legal, todo mundo é amigo.

Mano é uma pessoa muito inteligente, muito educado. Às vezes não gosta de uma pergunta ou outra, mas procura não demonstrar.

Vai saber o que fala depois.

sábado, 20 de junho de 2009

Culpado?


Vida de treinador de futebol realmente não é fácil.

O cara é eleito por quatro vezes seguidas o melhor treinador do país, ganha três vezes seguidas o campeonato mais difícil do mundo (seriam quatro não fosse o árbitro Marcio Rezende de Freitas), dá lucros imensos para o clube, classificando o SPFC para todas as Libertadores da América nos últimos anos, e mesmo assim foi chutado do clube.

Nunca fui bem tratado pelo Muricy, não tenho a menor simpatia por ele como pessoa, mas o cara é competente, pô! Dá resultado!

O Manchester é campeão europeu todo ano? O Barcelona? O Real?

Ricardo Gomes é melhor que ele? Até o mais fanático sãopaulino sabe que não!

Veja o treinador do Corinthians, Mano Menezes: hoje está em alta, com a diretoria, com a torcida, com a imprensa.

"Treinador de seleção", dizem uns, "vai treinar times da Europa", proclamam outros.

Esperem ele perder para o Internacional no dia 1º de Julho para chegarem as pancadas.

Um pênalti chutado pra fora por um jogador, uma vacilada da defesa, um escanteio mal batido, essas coisas podem acontecer em qualquer jogo e com qualquer time. Culpa do técnico??

O time foi mal planejado, ele não tem controle sobre a equipe, tem jogador atuando fora da posição... esperem para ver - e ouvir!

Se ganhar, ótimo! Seleção, times da Europa!! Até a próxima derrota, o próximo escanteio mal batido.

Ontem, antes da queda de Muricy, conversei com Mano Menezes sobre o assunto. Ouça a resposta do técnico no player abaixo:

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Depois do dois a zero

Ainda no gramado do estádio do Pacaembu, após a vitória sobre o Inter por 2 X 0 na primeira final da Copa do Brasil, dois heróis do jogo falaram sobre a atuação da equipe.

Primeiro, Cristian, monstro do meio-campo corintiano:



Depois o milagreiro Felipe, goleiro do timão:



E no vestiário, em entrevista coletiva, o treinador Mano Menezes falou sobre a atuação e principalmente a mudança de atitude do goleiro corintiano:



Ah, e lembrando sempre que o Corinthians fez gols em todas as partidas fora de casa na Copa do Brasil até agora, e se marcar em Porto Alegre o Inter terá que fazer 4!

E ontem eu questionei o técnico Mano Menezes sobre isso:



Um grande passo foi dado.

Agora é fazer como disse o Cristian, correr o dobro em Porto Alegre para levantar o tão sonhado título da Copa do Brasil.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Maguila em três tempos

Entrevista com o ex-boxeador e agora cantor Adilson Rodrigues Maguila veiculada no programa "Esquenta", da Rádio Transamérica de São Paulo, no dia 14 de Junho de 2009.

Na primeira parte, Maguila fala de sua carreira no boxe, suas vitórias, derrotas e pessoas que estiveram ao seu lado, como o locutor Luciano do Valle.

Marco Bello - Maguila 1


Na segunda, muito sincero, diz sua opinião sobre o craque Neto, apresentador do programa "Esquenta". E não é nada boa.

Marco Bello - Maguila 2


E na última parte ele fala do projeto musical, canta e mostra ter um grande coração.





OBS: Aguardo a prometida foto de divulgação da assessoria do boxeador para ilustrar este post.
(prometida desde segunda-feira passada!)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Acreditamos??

Resposta do Ministro do Esporte, sr. Orlando Silva, a respeito da morte do torcedor corintiano antes da partida contra o Vasco da Gama na última quarta-feira.



Finalmente teremos uma mudança na lei? Ou você, como eu, não acredita em mais nada que vem de Brasília?

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Cristian quer jogar

Em relação ao post anterior, perguntei ao volante Cristian sobre o condicionamento físico dos jogadores do Corinthians.

E ele começa respondendo se joga contra o Coritiba amanhã pelo brasileiro:



Além deste assunto, Cristian também falou sobre o lamentável incidente (para não falar briga, guerra, confronto) entre torcedores de Corinthians, Vasco e Palmeiras na quarta.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

No limite

Não sei se estou falando bobagem, não tenho diploma de medicina tampouco de preparação física.

Mas pelo que acompanho dos treinamentos e jogos do Corinthians nos campeonatos paulista, brasileiro e da Copa do Brasil, os jogadores chegaram ao limite.

Vanderlei Luxemburgo costuma falar: a preparação de uma equipe é pensada até uma data limite, o chamado ápice da preparação, que seria idealmente em uma final de campeonato.

Acontece que no Brasil não existem janelas entre as competições. Acaba o paulista, já começa o brasileiro, e a Copa do Brasil está na reta final.

Provavelmente os jogadores do Corinthians estavam no ápice nos jogos contra o Santos. Agora a queda é natural, e não é culpa de ninguém, a não ser de quem faz este calendário burro.

Jorge Henrique, Ronaldo, Cristian, Alessandro, Dentinho, Douglas são jogadores que estão nitidamente no sacrifício. Não podemos critica-los.

E depois da final contra o Inter, no dia 1º de Julho, o certo seria retirar o time para uma inter-temporada de descanso e recuperação.

Ou os danos podem ser maiores que o esperado.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ronaldo defende Lulinha


Depois da partida de ontem na Vila Belmiro, o treinador do Corinthians procurou amenizar as críticas ao meia Lulinha, até para evitar maiores danos ao jogador, que saiu de campo bastante chateado com o fraco futebol, a bronca que o treinador deu nele no primeiro tempo e a expulsão no segundo.

Mas o assunto Lulinha continua repercutindo no Parque São Jorge, tanto que hoje o atacante Ronaldo Fenômeno falou sobre o assunto e pediu mais tempo (?!) para Lulinha mostrar seu futebol:



Ronaldo falou também sobre a distância que o Corinthians tem hoje do líder do brasileiro, o Internacional: 8 pontos



E não quis dar opinião sobre o Morumbi receber ou não a abertura da Copa 2014:


Coletiva do Mano

Entrevista coletiva completa do treinador Mano Menezes após a derrota para o Santos na Vila Belmiro por 3 X 1.

O Corinthians jogou apenas com reservas, pensando no jogo da Copa do Brasil contra o Vasco.

O Santos usou todos os seus titulares.

Leão de treino??


Ouvi um comentário outro dia que me chamou a atenção: que o atacante Souza é muito bom de treino.

Como espectador assíduo dos treinos do Corinthians por conta da profissão, posso confirmar.

Souza é realmente muito bom nos treinos.

Abraça como ninguém quando um companheiro faz gol, conta piadas como ninguém, sorri, corre pra lá e pra cá nos treinos físicos, realmente muito bom.

Pena que com a bola não seja tão bom assim.

Aliás, uma sugestão: se ele é bom de treino, por que não escalá-lo apenas nos treinos? Seria uma ótima ideia!

Ricardo Teixeira condena "achismos"


Do portal UOL:

"O local de abertura só será definido em 2010. É igual quando se troca o técnico da seleção brasileira. Uns 20 jornais publicam um nome diferente e, no final, um acaba acertando", exemplificou Teixeira, classificando de "achismo" a possibilidade, inclusive, de o Rio de Janeiro sediar a final da Copa de 2014.


Nota do blog:

Eu "acho" que a final vai ser mesmo no Rio, Maracanã, e que a abertura NÃO vai ser em São Paulo, e sim em Brasília. Como consolação, São Paulo fica com o centro de imprensa.

Twitter Updates

    follow me on Twitter