domingo, 28 de setembro de 2008

Cigarros, drinks e algo mais

Hoje pela manhã, ao assistir ao Grande Prêmio de Fórmula 1, me veio à cabeça a memória recente das corridas patrocinadas por marcas de cigarro.

Seria impensável hoje em dia uma marca de cigarro patrocinar um evento esportivo.

E se em uma aula de matemática o professor usasse como exemplo os galões de cerveja que um homem conseguisse beber em um bar.

Pois isso acontecia há dez anos, de acordo com bela matéria do Jornal da Tarde de hoje, da repórter Cristina Padiglione, no Telecurso 2000.

Matéria esta que aborda exatamente o fato de a “censura moral” de hoje ser ou não benéfica.

Impensável hoje seriam as esquetes da TV Pirata, da Rede Globo (!), satirizando os negros ou os homossexuais.

 



Marcelo  Taz, o âncora do CQC, na pele de Ernesto Varela, ooooooo repórter!, foi substituído hoje pelo repórter Vesgo, do Pânico na TV.

O humor inteligente que mexia no vespeiro político em pleno governo Figueiredo, finalzinho da ditadura no Brasil, foi substituído pelo humor “Vesgo” da vida das “celebridades” de hoje.





Realmente eu não achava que tão cedo chegaríamos tão perto do mundo retratado pelo diretor Marco Brambilla no filme “O Demolidor”, de 1993.

Para quem não se lembra, o filme é estrelado por Sylvester Stallone, Welsey Snipes e Sandra Bullock e retrata a vida em uma cidade chamada San Angeles, junção de Los Angeles, Santa Barbara e San Diego, no ano 2032.



O prefeito-governador desta cidade conseguiu zerar a criminalidade extinguindo qualquer manifestação que não fosse considerada “de bom tom”, inclusive falar palavrão, comer sal ou açúcar e até fazer sexo.

Como resposta a tudo isso, voltemos então ao ano de 1942.

É claro que ao olharmos para o passado costumamos retirar tudo de ruim que aconteceu e só ver as coisas boas. Ao mesmo tempo, para criticar nossa própria época costumamos não valorizar os avanços.

Concordo com tudo isso.

Mesmo assim, com um copo na mão e uma cigarrilha em outra, voltemos a 1942...


Nenhum comentário:

Twitter Updates

    follow me on Twitter